quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pessimismo como Projeto











É engraçado vermos, partidos políticos, assim como políticos e várias pessoas descontentes com alguns progressos do Brasil, progresso dos brasileiros. Esse pessimismo como projeto é algo interessante, e na maioria das vezes passível de explicação. Existe esse lado irracional de nós seres humanos, pensamos as vezes: ficou bom, mas se eu tivesse feito teria, ficado melhor”. Esse comportamento “irracional”, me remete a duas questões, a primeira trata-se do individualismo do eleitorado, a segunda, refere-se a velha, mas em voga expressão: como eu não pensei isso antes?
Como usei uma expressão popular para ilustrar a segunda questão que coloquei, usarei também uma expressão, que para mim, caracterizada bem o que chamo de individualismo do eleitorado: “fulano de tal foi bom prefeito, mas não fez nada pra mim.” Quem nunca ouviu uma expressão desse tipo? Esse individualismo mostra-se no apoio de certo candidato ou coligação, devido a algum emprego ou futuro emprego. Isso reflete nos nossos políticos, que muitas vezes, não apóiam ou “entortam o nariz” para um projeto ou feito econômico, pelo simples fato de não ter participado do mesmo.
Por outro lado, temos com a expressão: como eu não pensei isso antes? Esse comportamento, ou melhor, essa pergunta que é feita, no cenário político tem por atrás um significado muito importante, trata-se da oportunidade de já ter tido condições para realizar determinado projeto, e não o fez. Mas o que faltou para tanto? Competência? Interesse? É difícil até para nossos políticos responderem a essas perguntas. Agora, uma coisa que para eles é fato: não irão tirar as mãos dos bolsos de seus paletós caros, para baterem palma para algo que não tenham sido “eles” que produziram.










Obs .: Escrevo esse texto já no final de um dia desgastante, acessei o Google em busca de um sinônimo para político, pois minha cabeça não estava achando um, ao digitar sinônimo de político, constatei uma triste realidade, pra quem tiver algum curiosidade em saber o que foi, segue aí o link: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=sin%C3%B4nimo+de+pol%C3%ADtico&meta=

Nenhum comentário:

Postar um comentário